Acervo Técnico

Acervo Técnico

As coleções científicas do Museu de Arqueologia configuram-se atualmente como de âmbito regional e estão divididas em três coleções:

MUSARQU-E. -> A coleção etnológica conta com um acervo de mais de 9.000 peças dentre elas cerâmica, adornos, material lítico, estatuetas, vasilhames, vidros, grés, botões, madeira, tijolo, telha, esteira, cordame, instrumento musical e metais.

MUSARQU-A. -> A coleção de antropologia conta com um acervo de mais de 80 esqueletos completos e outros fragmentos, totalizando mais de 40.000 peças datando essencialmente de 2.000 anos a.p. Além dos registros arqueológicos geológicos, de animais e plantas que contam com mais de 70.000 itens.

MUSARQU-P. -> A coleção de paleontológica conta com um acervo registrado essencialmente pela fauna e flora do Pleistoceno. O acervo conta com mais de 2.000 peças.

 

O acesso, manuseio e movimentação do acervo arqueológico e paleontológico estarão condicionados à apresentação de um pedido formal, enviado por meio de ofício ao endereço do Museu ou através de correio eletrônico pelo pesquisador responsável. A solicitação será avaliada pela Coordenação, em termos de manuseio e metodologia de análise dos materiais solicitados.

As solicitações de manuseio e movimentação do acervo referem-se às seguintes categorias de pedidos:

  1.  Empréstimo de objetos/coleções para fins de pesquisa e educação (exposições museológicas);
  2.  Análise de objetos/coleções no Museu de Arqueologia da UNICAP e;
  3.  Visita na Reserva Técnica para avaliação de potencial de pesquisa do Acervo.

O acesso à reserva técnica deverá obrigatoriamente ser acompanhado por um responsável (assessor técnico ou estagiário), devidamente autorizado pela Coordenação.

Compartilhe