A EVOLUÇÃO DO HOMEM

A EVOLUÇÃO DO HOMEM
Informações
Duração 40 Minutos
Metodologia Teórica
Objetivo Conceito de evolução; mudanças morfológicas (no crânio, cérebro, coluna, arcada dentária, etc.) ocorridas no gênero Homo e que resultaram nas características atuais do Homo sapiens sapiens; principais registros fósseis do gênero Homo através dos quais foi possível traçar a nossa história evolutiva.

A IMPORTÂNCIA DA CERÂMICA: DA ANTIGUIDADE A ATUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DA CERÂMICA: DA ANTIGUIDADE A ATUALIDADE
Informações
Duração 40 Minutos
Metodologia Teórica
Objetivo Conceituar cerâmica, destacando desde a matéria prima ao processos de fabricação; analisar aspectos da importância da cerâmica para a história das civilizações; caracterizar tipos de cerâmica destacando sua evolução ao longo do tempo; mostrar a relação da cerâmica com hábitos e práticas religiosas características de civilizações passadas.

A MEGAFAUNA DO PLEISTOCENO: QUANDO, COMO E ONDE VIVERAM OS GIGANTES QUE HABITARAM A TERRA?

A MEGAFAUNA DO PLEISTOCENO: QUANDO, COMO E ONDE VIVERAM OS GIGANTES QUE HABITARAM A TERRA?
Informações
Duração 40 Minutos
Metodologia Teórica
Objetivo Estudar os movimentos executados pela Terra (rotação, translação, precessão, nutação e revolução) e as alterações climáticas que promoveram a extinção da megafauna; Caracterizar o período pleistocênico; descrever a megafauna existentes no pleistoceno, seus descendentes atuais e as adaptações sofridas para permitir sua sobrevivência no clima atual; conhecer fósseis da megafauna encontrados do Brasil e no sertão e agreste Pernambuco;

ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA

ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA
Informações
Duração 40 Minutos
Metodologia Teórica
Objetivo A aula aborda os procedimentos necessários para realização de uma escavação arqueológica; aspectos relativos a legislação; como proceder ao encontrar um sítio arqueológico; etapas que constituem uma escavação; equipamentos usados pelos arqueólogos; técnicas de datação; importância da preservação dos sítios arqueológicos.

PINTURAS RUPESTRES

PINTURAS RUPESTRES
Informações
Duração 40 Minutos
Metodologia Teórica
Objetivo Compreender a importância da pintura rupestre para o estudo da pre-história; conceito de sítio arqueológico e os principais tipos; diferenças entre os tipos principais de pinturas rupestres (grafismo de ação, composição e grafismo puro); Diferença entre pintura e gravura rupestres; as tradições rupestres: nordeste, agreste e itaquatiara; a importância da preservação dos sítios de pinturas rupestres pelas informações neles contidas sobre a vida cotidiana, crenças religiosas, rituais, ornamentos e armas utilizadas na pré-história.

PRÉ-HISTÓRIA

PRÉ-HISTÓRIA
Informações
Duração 40 Minutos
Metodologia Teórica
Objetivo Definição de pré-história e classificação de seus períodos; principais diferenças entre história e pré-histórica; estudo da pré-história de Pernambuco com ênfase na pré-história do Brejo da Madre de Deus e de como vivia a população que originou o povo nordestino.